domingo, 14 de fevereiro de 2010

Bancos Comerciais

Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e médio prazo, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é a atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos à prazo, realizar operações de capital de giro, prestar garantias e administrar fundos de investimento, entre outras operações. Todo banco comercial deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve conter a expressão "BANCO".
Os bancos comerciais são classificados como instituições financeiras monetárias por terem o poder de criar moeda escritural.
Os bancos comerciais são intermediários financeiros que têm como objetivo captar recursos e distribuí-los de forma seletiva, criando assim moeda escritural por meio do efeito multiplicador do crédito.
*Comentário: Moeda escritural são os depósitos à vista (conta-corrente), mantidos pelos clientes nos bancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.